HISTÓRIA DA TELEVISÃO BRASILEIRA

 

Destaques: Programas de Auditório

NOITE DE GALA

Estreiou em 1955, na TV Rio. Direção de Geraldo Casé e Carlos Thiré. foi apresentado também na TV Tupi e na TV Globo.  O tema de abertura era a música "Eu sou o samba", de Zé Keti. Passaram pelo programa João Gilberto, Oscarito, Walter e Ema D’Ávila, Luís Delfino e Chico Anysio, as vedetes Rose Rondelli, Carmen Verônica, Márcia de Windsor e Íris Bruzzi, e o  jornalista Flávio Cavalcanti que entrevistava políticos. Eram redatores do programa : Chico Anysio, Henrique Pongetti e Guilherme Figueiredo.  Foi nesse programa que Chico Anysio interpretou seu primeiro tipo na TV, um recruta do Exército.

8 OU 800

Apresentado aos domingos por Paulo Gracindo e Sílvia Bandeira, na TV Globo. Os participantes respondiam a perguntas sobre temas específicos. Clodovil, por exemplo, respondeu sobre Dona Beija. e ficou no ar por 12 domingos consecutivos.

O CÉU É O LIMITE

Com formato de quiz show, o programa da Tupi fez um sucesso estrondoso no final da década de 50. Um programa de perguntas e respostas que testava a memória e a rapidez de raciocínio dos candidatos. O apresentador J. Silvestre tinha como bordão: “Resposta absolutamente certa”.


PROGRAMA FLÁVIO CAVALCANTI


Flávio Cavalcanti estreou no programa Noite de Gala, em 1957, e a partir de 1966 apresentava dois programas semanais: A Grande Chance, às quintas-feiras, e Um Instante, Maestro!, às terças-feiras.


ALMOÇO COM AS ESTRELAS


Esse programa da TV Tupi apresentado por Aerton Pelingeiro estreou em 1957 e ficou 23 anos no ar. O programa era um almoço de verdade em frente às câmeras. Atores, cantores, jogadores de futebol e cantores compareciam ao programa que ajudava na divulgação de peças de teatro, discos e outras atividades.


HEBE CAMARGO

Aé apresentado há 15 anos no SBT (antes era apresentado na TV Bandeirantes). Programa de entrevista e musical. Nos anos 50, Hebe chegou a comandar cinco programas por semana na TV Paulista: Calouros em Desfile, Hebe Comanda o Espetáculo, Com a Mão na Massa, O Mundo é das Mulheres e Maiôs à Beira-Mar. Em 1966, Hebe estreou seu programa na Record, transmitido nas noites de Domingo com uma produção milionária e grandes profissionais como Manoel Carlos e Nilton Travesso. O programa foi líder de audiência por três anos consecutivos em São Paulo.


DISCOTECA DO CHACRINHA

Estreou na TV Tupi em 1957 e passou pela Excelsior, Bandeirantes e Globo. Chacrinha também comandou a Buzina do Chacrinha e a Hora do Chacrinha. Esse último foi o primeiro programa de calouros da TV brasileira. Os programas apresentavam artistas, cantores em destaque, músicas da parada de sucesso e calouros. Na TV Globo, Chacrinha passou a promover a entrega dos troféus Disco de Ouro e Velho Guerreiro. Chacrinha tornou famosas as "chacretes"  e seu grito de guerra: "Terezinhaaaa!"

ESSA NOITE SE IMPROVISA

“A palavra é...”. Ao ouvirem esta senha, os seis candidatos ficavam em estado de alerta. Era o ponto alto do programa apresentado por Blota Jr. que foi ao ar em São Paulo a partir de 1966 na TV Record. O programa ficou no ar durante três anos com sucesso e foi retransmitido pela TV Tupi. 


PROGRAMA SILVIO SANTOS

Em 1966, Silvio Santos estreou na TV Globo o seu programa com 4 horas de duração, nas tardes de Domingo. Programa de auditório com música, jogos, gincanas e premiações. Transferiu-se para a TVS em 1976 e ao longo do tempo ficou mais horas no ar. Foi para o SBT em 1981. Apesar de ser um dos programas mais antigos da TV, renova suas atrações, fazendo de algumas delas como “Porta da Esperança” e “Topa Tudo por Dinheiro” de 1993 líderes de audiência no horário. Outros quadros famosos são: Namoro na TV e Show de Calouros.


DOMINGÃO DO FAUSTÃO


Estreou em 1989. Programa de variedades, o Domingão do Faustão é um dos programas de auditório mais antigos da televisão brasileira. Comandado por Fausto Silva.


PERDIDOS NA NOITE

Revelou o apresentador Fausto Silva para a televisão. O programa estreou em 1985 na TV Record. Tinha música e muito humor.


PROGRAMA LIVRE

Estreou no SBT em 1993. Programa de auditório dirigido aos adolescentes e universitários. Apresentado por  Sérgio Groisman, o programa tentava esclarecer, por meio de entrevistas com convidados, problemas nacionais e questões sociais.


Fonte: Site da Rede Globo.

Voltar para História da TV


Principal    -   Carreira   -    História do Rádio   -    História da TV   -    Emprego   -   Lista de Emails   -   Perfil   -   As Mais Tocadas   -   Notícias   -   Links   -   Email

Microfone: O Site do Radialista !